Professores

Olá! Esse espaço foi criado para que você, Rolfista, tenha acesso a nossa lista de professores, trabalhos publicados, artigos e as últimas edições da nossa newsletter.

Pedro Prado

Psicólogo clínico, foi professor de Psicologia Somática na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Doutor em Psicossomática pela PUC-SP, foi um dos introdutores do Rolfing®– Integração Estrutural  e do SE® -Experiência Somática – no Brasil.  Atualmente faz parte do Corpo Docente do Rolf Institute® e do SE – Institute for Trauma®, ambos sediados em Boulder, Colorado. É professor avançado em ambas as instituições. Foi fundador da  Associação Brasileira de Rolfing® e da Associação Brasileira do Trauma. Sua contribuição especial para o campo de Integração Estrutural-Rolfing® se localiza na dimensão psicobiológica do trabalho. Autor de inúmeros artigos e pesquisas.

Professor de Rolfing® Avançado e das Unidades 2 e 3

Monica Caspari

Rolfista Avançada e de Movimento, formou-se em 1989. Dá aulas no Brasil desde 1992 e já ensinou na Alemanha, Japão, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Irlanda, e atualmente está ensinando o primeiro treinamento básico da Argentina. Gosta de ir até onde o aluno está e ensinar a partir daí pela experiência vivida. Estudou extensivamente com Hubert Godard e lidera grupos de estudo sobre sua teoria no Brasil e na Argentina. Foi instrutora de yoga e doula por cerca de 19 anos. Outras inspirações para seu trabalho foram a formação em Somatic Experiencing®, a biomecânica de Liz Gaggini, viagens e caminhadas na Natureza, extenso trabalho pessoal e a busca de entendimento da precariedade humana e como contemplá-la no contexto do trabalho.

Professora de Rolfing® das Unidades 2 e 3

Lael Katherine Keen

Lael vem de uma família de Rolfistas (sua mãe e padrasto treinaram com Ida Rolf). Cresceu na comunidade Rolfística nos anos 1960 e 1970. Professora de Rolfing® desde 1995, Professora de Movimento desde 1998 e Professora de Rolfing® Avançado desde 2016. É sócia fundadora da Associação Brasileira do Rolfing®. Também é Professora do nível avançado de Experiência Somática® e sócia fundadora da Associação Brasileira do Trauma. Ensina Ki-Aikidô e é faixa preta 5º grau. Está completando o estágio em Terapia Artística Antroposófica pela Associação Sagres em Florianópolis. Ama pesquisar junto com o cliente e o aluno o lugar que estrutura, função, emoção e cognição encontram para criar o corpo e o movimento que são a expressão do nosso ser.

Professora de Rolfing® Avançado e das Unidades 2 e 3

Luiz Fernando Bertolucci

Biólogo e Médico Fisiatra (USP). Vem aplicando Rolfing® na reabilitação de dores musculoesqueléticas desde 1990. Ao longo de sua prática clínica desenvolveu uma forma particular de manipulação que induz tensegridade (integridade tensional) no cliente. Pesquisa atualmente sobre o efeito terapêutico dos reflexos posturais (similares ao espreguiçar) estimulados pela tensegridade. Coordena grupos de supervisão e ensina em várias instituições no Brasil e no exterior, sendo responsável pelo Programa de Terapias Corporais e de Manipulação do Curso de Pós Graduação em Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein.

Professor de Rolfing® da Unidade 1 e de Anatomia Fascial da Unidade 3

Paula Mattoli

É da área da Semiótica e das Artes. Rolfista desde 1995 e professora da ABR desde 2005. Ao longo de seu caminho fez seus estudos de Rolfing® com: Robert Schleip, Lael Keen, Pedro Prado, Monica Caspari,  Vivien Jaye, Hubert Godard, Jan Sultan, Jeff Maitland, Tessy Brungardt e Sally Klemm. Estudou Manipulação Visceral com Liz Gaggini, Terapia Cranio Sacral no Milne Institute, Matrixworks (dinâmicas de grupo) com Mukara Meredith, e Experiência Somática® com Peter Levine. Atualmente vem aprofundando seus estudos na dimensão Psicobiológica do Rolfing®, TEPT (transtornos de estresse pôs traumático)  e psicologia do desenvolvimento psicomotor através do sistema Bodynamic de Lizbeth Marcher.

Professora de Rolfing® das Unidades 2 e 3

Raquel Motta

Formada em Educação Física, Rolfista Avançada e de Movimento desde 1996. Estudou SE® com Peter Levine, Manipulação Visceral com Didier Pratt e Pilates. Fez seu Mestrado na UNICAMP onde pesquisou o tema: “Rolfing® e mudança na Imagem Corporal”. Especialização em Controle Motor – USP, Treinamento com Hubert Godard, Treinamento Avançado (com Pedro Prado, Hubert Godard e Tessy Brungardt). Em 2005 começou como Professora da Unidade 1 e em 2010 como Professora das Unidades 2 e 3. Já ensinou no Japão, em Bali, além do Brasil.

Professora de Rolfing® das Unidades 1, 2 e 3

Alfeu Ruggi

Rolfista Avançado e de Movimento, formado em 1999. Estudou com alguns dos principais professores internacionais de Rolfing®, entre os quais o Dr. Pedro Prado, Monica Caspari, Lael Keen, Hubert Godard, Jan Sultan e Liz Gaggini. Alfeu é  professor ativo  da escola da Associação Brasileira de Rolfing®, reconhecido pelo Rolf Institute®. Possui formação avançada no método Experiência Somática®, de tratamento de estresse pós-traumático. Há 35 anos é instrutor e praticante de Taichi Chuan, sob orientação do professor Wong, formado na escola Wo.

Professor de Rolfing® das Unidades 1, 2 e 3

Lúcia Merlino

Comunicadora, com doutorado em Artes na UNICAMP. Sua pesquisa, inspirada nos estudos com Hubert Godard, relaciona a consciência corporal às metáforas, entendendo o imaginário como agente de transformação e incorporação das mudanças propostas pelo Rolfing®. Lúcia é educadora do movimento há 30 anos e sua carreira é ligada às artes cênicas, dança e educação somática.

Professora de Rolfing® das Unidades 2 e 3

Hulda Bretones

Psicóloga clínica pela PUC-SP (1980), Rolfista Estrutural e de Movimento (2004), Rolfista Avançada (2008) e Pós-graduada em Rolfing®– IE (UniÍtalo 2010). Foi professora de Experiência Somática – SE®, fundadora e presidente da Associação Brasileira do Trauma. Estudou Rolf Movimento® com Hubert Godard (2007- 2008) e atualmente com Monica Caspari. Seu maior interesse e paixão é o desenvolvimento (“embodiment”) do tato – da atitude terapêutica que abre o espaço ético fundamental para que um processo de Rolfing® possa vir a ser de fato terapêutico. É professora de Relação Terapêutica (2005); Coordenadora do Departamento de Relação Terapêutica (2010); Professora-assistente das Unidades 1 (2010) U2 e U3 (2013).

Professora de Relações Terapêuticas

Yeda Bocaletto

Rolfista Avançada e de Movimento, formada em 1999. Antropóloga de formação acadêmica. Desde a infância esteve envolvida com atividades corporais e de dança. Por esta afinidade com o movimento e consciência corporal se tornou Rolfista. Estuda técnicas de movimento com Hubert Godard. Tem estudado o método Hakomi, terapia baseada em meditação e observação do corpo. Apaixonada pela prática clínica e por ensinar este método revolucionário que é o Rolfing®. É Professora-assistente das Unidades 2 e 3 desde 2015.

Professora de Rolfing® da Unidade 1

Angela Lobo

Rolfista Avançada e de Movimento (2004). Formada em Educação Física – USP e Fisioterapia. Tem formação em Yoga e Pilates. Estudou Anatomia Emocional durante 5 anos com Regina Favre. Mais de 30 anos de experiência em trabalho corporal. Participou dos Workshops de Hubert Godard. Integrante do grupo de pesquisa do rolfista Luiz Fernando Bertolucci, com quem estuda há mais de 10 anos o “Toque de Tensegridade”. É Professora-assistente das Unidades 2 e 3 desde 2015.

Professora de Rolfing® da Unidade 1 e de Anatomia Fascial da Unidade 3

Cadastre seu email ao lado e receba as novidades da ABR.

Mensalmente divulgamos novos cursos, artigos, eventos e novidades do universo do Rolfing®.

Newsletter