O que é Rolfing®?

icone_estrutural_2

Imagine um prédio construído há alguns anos. A ação gravitacional e o tempo vão desequilibrando sua estrutura, que certamente precisará de reparos. Assim é nosso corpo: precisa de ajustes estruturais periódicos para manter-se no eixo.

Rolfing® – Integração Estrutural é um método que auxilia na fluência de movimento e equilíbrio através da liberação da fáscia pelo toque. Fáscia é a estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia dando unidade à estrutura corporal. Sua principal função é lubrificar os espaços internos, diminuindo a fricção entre as partes e facilitando nossos movimentos.

Maus hábitos posturais, movimentos rotineiros ineficazes e até mesmo estresse físico ou emocional causam tensões na fáscia. Muitas vezes não nos damos conta dessas tensões. Outras vezes, ao percebermos incômodos e dores, tentamos endireitar o corpo corrigindo a postura, sem necessariamente lidar com a origem do desconforto.

É neste momento em que o Rolfing® pode ajudar, liberando a fáscia para que o corpo se movimente de maneira mais natural, eficiente e livre.

Como surgiu

O Rolfing® – Integração Estrutural foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1986-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia. Após sofrer um acidente na adolescência, Rolf teve uma sequela física e não encontrou a solução na medicina tradicional. Foi assim que começou a investigar trabalhos corporais com abordagem estrutural ou funcional, a exemplo da ioga, osteopatia e quiropraxia. A partir de suas próprias experiências, desenvolveu o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural (IE), difundido nos Estados Unidos a partir dos anos 50 e conhecido mundialmente como Rolfing® – Integração Estrutural.

Ida Rolf acreditava na integração estrutural como uma intervenção direta sobre a evolução da espécie humana. Não estava interessada em curar sintomas, já que relação adequada com a força da gravidade se encarregaria disso. Ela queria criar seres humanos mais fortes e seguros, conscientes de que o equilíbrio energético é a chave para uma vida de bem-estar físico, mental e espiritual.

“O corpo precisa se alongar, se equilibrar: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor”.

Ida P. Rolf

ida_P_Rolf